Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Encerrado Encontro dos Secretários-executivos dos Regionais da CNBB




Dom Tarcísio preside missa de encerramento
do Encontro dos secretários regionais da CNBB

O Encontro dos secretários e secretárias executivos dos Regionais da CNBB, realizado desde segunda-feira (23), em São Paulo (SP), foi encerrado na manhã desta sexta-feira (27), no Mosteiro de São Bento com uma missa presidida pelo secretário geral do Regional Sul 1 da CNBB, dom Tarcísio Scaramussa. Na missa, o Bispo salientou a importância do trabalho dos secretários dos Regionais da CNBB.

Foram cinco (05) dias de formação, reflexão e partilha, além de momentos de convivência e lazer entre os secretários vindos dos diversos estados do Brasil.

Em entrevista concedida a equipe do Regional Sul 1 da CNBB, ao final da missa a secretária Executiva do Regional Norte 2 que compreende os estados do Amapá e Pará Orlanda Rodrigues Alves, afirmou que o encontro atingiu seus objetivos. “Foi unânime a opinião entre os secretários presentes de que o encontro atingiu os objetivos. Foi muito interessante ver os secretários vindos de várias regiões do nosso país aprendendo e compartilhando”, acrescenta. Ainda segundo a secretária “o encontro que tivemos com o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, nos possibilitou conhecer um pouco de como é a realidade do Regional Sul 1”.

No penúltimo dia do encontro (26), os participantes, fizeram um City Tour pelos principais Pontos Turísticos de São Paulo os museus da Língua Portuguesa e de Arte Sacra. À noite, participaram de uma visita na Basílica do Mosteiro de São Bento, onde foram recepcionados pelo Dom Abade Mathias Tolentino Braga, abade do Mosteiro São Bento.

O Encontro reuniu secretários provenientes dos Regionais da CNBB: Norte 1 (Norte do Amazonas e Roraima); Norte 2 (Amapá e Pará); Nordeste 2 (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte); Nordeste 3 (Bahia e Sergipe); Nordeste 4 (Piauí); Nordeste 5 (Maranhão); Leste 2 (Espirito Santo e Minas Gerais); Regional Sul 1 (São Paulo); Sul 2 (Paraná); Sul 3 (Rio Grande do Sul); Sul 4 (Santa Catarina); Centro Oeste (Distrito Federal, Goiás e Tocantis); Oeste 1 (Mato Grosso do Sul); Oeste 2 (Mato Grosso) e Noroeste (Acre, sul do Amazonas e Rondônia). Além dos Secretários Regionais participou do encontro o subsecretário adjunto de Pastoral da CNBB, padre Francisco Julho de Souza.

O próximo encontro está marcado para 2013 e deve ocorrer no Regional Nordeste 1, em Fortaleza no Ceará. Confira abaixo algumas fotos:



Os monges do Mosteiro de São Bento, em São Paulo
recepcionaram os participantes do encontro

Participantes com o cardeal Dom Odilo
em visita à sede do Regional Sul 1
Uma viagem pela história da Língua Portuguesa

City tour no Museu de Arte Sacra
 

O abade Dom Mathias explica aos membros do grupo
cada detalhe das pinturas da decoração interna da Igreja em estilo Beuronense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário