Páginas

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Doutrina Social da Igreja defende os mais pobres


O curso que teve início na tarde de segunda-feira, 6, em Itaici, Indaiatuba (SP),
reuniu cerca de 200 pessoas e terminou ontem, 9.

















“O ensino social da Igreja tem a sua origem no encontro da mensagem evangélica e das suas exigências éticas, com os problemas que surgem na vida da sociedade”, assim destaca padre Antonio Aparecido Alves, o Toninho, assessor do 10º Curso de Aprofundamento Teológico e  Pastoral do Clero da Arquidiocese de São Paulo, na quarta-feira, 8, em seu terceiro dia.

O curso acontece em  Itaici, Indaiatuba (SP) e reune cerca de 200 pessoas, entre diáconos permanentes, padres, bispos auxiliares e o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer. Nesta quarta-feira, o assessor apresentou a origem da Doutrina Social da Igreja. “O fundamento dessa doutrina está na distinção entre a justa posse das riquezas e o seu legítimo uso”, assim aponta a encíclica Rerum Novarum, publicada em 1891 por Leão 13.

A partir desta encíclica, em que encontra-se uma análise e a denúncia da exploração a que são submetidos os trabalhadores, o assessor apresenta um panorama das encíclicas da Doutrina Social da Igreja, os contextos em que foram publicadas,  seus conteúdos e seus princípios: a dignidade da pessoa humana, a sociabilidade da pessoa humana, direitos humanos, subsidiariedade, solidariedade, participação, bem comum, destinação universal dos bens da criação, o amor, a primazia do trabalho, a defesa da vida, a evangélica preferencia pelos pobres, a luta pela justiça e a paz, fruto da justiça.

Para o assessor, a “Doutrina Social é a Palavra de Deus que projeta-se na sociedade”, e entre os temas nela contidos destaca a propriedade privada e a destinação universal dos bens apresentada pela constituição pastoral Gaudium et Spes  - a Igreja no mundo atual. “Deus destinou a terra com tudo o que ela contém para uso de todos os homens e povos; de modo que os bens criados devem chegar equitativamente às mãos de todos, segundo a justiça, secundada pela caridade”, aponta o documento.

Fonte: Site da Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário