Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Dom Edgard Madi: "Segurança dos cristãos do Oriente Médio começa no Líbano"



Cidade do Vaticano (RV) – No início da 24ª viagem apostólica internacional de Bento XVI, o Programa Brasileiro contatou o bispo libanês da Diocese Maronita do Brasil, Dom Edgard Madi, que se encontra no Líbano, acompanhando a visita. Nesta entrevista exclusiva, ele relata como o País dos Cedros recebe o Papa.

A reportagem é da Rádio Vaticano, reproduzida, 14-09-2012.

“O Líbano está em festa. O governo, o Presidente da República e o governo estão preparando muito bem a visita do Papa. A Igreja católica do Líbano e do Oriente Médio também está bem representada no Líbano para a visita. O povo libanês cristão e muçulmano, todos estão animados para receber o Papa no chão do Líbano. Também enfeitaram as paredes e tudo para receber o Papa”.

A respeito da expectativa da assinatura da exortação pós-sinodal, Dom Edgar diz:

“A Igreja do Líbano no Oriente Médio vai estar bem presente neste momento de sexta-feira à tarde. Todos estarão próximos do Papa para a assinatura da exortação, que vai trazer para nós a paz na região. A segurança da presença do Papa entre nós servirá para confirmar que o Líbano e Oriente Médio são uma região de convivência entre os cristãos e muçulmanos”.

Estes três dias serão a ocasião para reforçar o diálogo entre as confissões cristãs?
“É claro que há uma expectativa muito grande: os cristãos no Líbano sempre foram presentes. É o único país cristão no Oriente Médio. O presidente da República sempre é maronita, católico. A presença cristã no Oriente Médio hoje extrai forças do Líbano. O Líbano é o único país a ter o domingo como feriado. No resto do mundo árabe, é sexta-feira. Por isso, o Líbano vai crescer mais, quer mais força com a visita do Papa. Ele escolheu o Líbano por isso, para mostrar aos países árabes que a segurança da presença cristã no Oriente Médio começa no Líbano”.

“É um evento histórico. É a primeira vez que o Papa vem ao nosso país. O povo libanês de todas as confissões está aqui para recebê-lo e cada um vai ter um momento especial para falar com ele. Por isso, agradecemos a Deus por este momento e agradecemos Bento XVI por ter escolhido o Líbano para assinar a exortação e nos dar mais força para crescer como cristãos no Oriente Médio e sermos testemunhas de Jesus Cristo crucificado e ressuscitado neste país”.

(CM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário