Páginas

terça-feira, 11 de setembro de 2012

“O Concílio Vaticano II: Sua eclesiologia, avanços e desafios”


O logo representa a marca da Comissão, organismo ligado a CNBB
através da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada

Este é o tema do Encontro de Formação Anual Permanente para Presbíteros, promovido pela Comissão Regional de Presbíteros, CNBB Sul 1 (São Paulo). O encontro que vai acontecer entre os dias 17 a 20 de setembro, em São Pedro, Alto da Serra (SP), será assessorado pelo doutor e padre Ney de Souza da Arquidiocese de São Paulo.

O coordenador da Comissão Regional de Presbíteros, padre Anselmo Matias Limberger, diz que além da assessoria do Pe. Ney, o encontro contará com a presença do padre Deusmar Jesus da Silva, assessor da CNBB para Ministérios Ordenados e para a Vida Consagrada. “Ele irá presidir uma celebração da eucaristia e terá um momento para deixar a sua mensagem para os presbíteros do sul1. Em agosto de 2012 o Pe. Deusmar foi eleito no CELAM para integrar uma equipe que vai trabalhar no sentido de elaborar um itinerário para formação de seminaristas, diáconos permanentes, vida consagrada e presbíteros na América Latina e no Caribe”, explicou

O presidente da ANPB - (Associação Nacional de Presbíteros do Brasil), Pe. José Maria da Silva Ribeiro,  o bispo emérito de Mogi das Cruzes (SP) e bispo referencial, Dom Paulo Antonino Mascarenhas Roxo, Opraem são presenças confirmadas. O encontro contará ainda com a presença do secretário da CRP-Sul 1, padre Antonio Luis Fernandes, da diocese de Limeira. Ele irá trabalhar como missionário no Projeto Missionário Norte 1 – Sul 1, na Diocese de São Gabriel da Cachoeira no estado do Amazonas.

Mais informações com o padre Anselmo Matias Limberger, presidente da Comissão Regional de Presbíteros e da Comissão Nacional de Presbíteros através do e-mail amlimberger@globo.com Cada diocese poderá participar com três presbíteros.

Comissão Regional de Presbíteros
Sobre a Comissão Regional de Presbíteros, Pe. Anselmo explica que é um organismo ligado à CNBB através da Comissão para os Ministérios ordenados e a Vida Consagrada. “Sentimo-nos em profunda comunhão com nossos Bispos. Desejamos estar a seu lado ouvindo-os e colaborando na dimensão que nos é própria”. Segundo ele, o Bispo, a Igreja Local e o Presbitério constituem a identidade da Comissão e nela vivem a espiritualidade junto ao Povo de Deus. “Somos felizes por uma caminhada que já vem sendo feita pelos nossos bispos e padres, formando a pastoral presbiteral e essa organiza encontros, retiros, formação, lazer em nível diocesano, sub-região e regional. Sinto que podemos avançar para águas mais profundas e formar um presbitério cada vez mais solidário e fraterno”, avalia o padre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário