Páginas

sábado, 20 de outubro de 2012

Experiências de fé da juventude marcam segundo dia da Assembleia das Igrejas



Após a celebração da eucaristia presidida pelo bispo Diocesano de Marília, Dom Osvaldo Giuntini, às 08h45 deste sábado teve início os trabalhos do segundo dia da 34ª. Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 (São Paulo) da CNBB, que tem como tema "O Ano da fé e a Juventude", no auditório Rainha dos Apóstolos, em Itaici, SP.
O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antonio Ramos do Prado abordou o tema Juventude e fé. À luz do Documento de Aparecida, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento da CNBB nº 85 sobre a evangelização dos jovens, o assessor destacou as expressões de fé dos jovens dentro e fora da Igreja.
Logo após, aconteceu o Painel com a presença do bispo de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, que abordou o tema Juventude e iniciação à fé; Dom Edmar Peron apresentou o tema Juventude e Mistagogia e o padre Paulo Gil refletiu sobre Juventude – Experiência religiosa e eclesial.
O segundo dia da assembleia foi marcado também pela participação de jovens. Na opinião do representante nacional da Pastoral da Juventude, do Regional Sul 1, Júlio César F. Costa é “muito bom ver padres e bispos falando sobre Juventude,  evangelização da Juventude, colocando-a como protagonista deste espaço. E notável a esperança depositada na juventude e isso nos anima mais para o trabalho pastoral”.
O jovem da diocese de São José dos Campos (SP), Everton de Melo Félix afirma que: “Oportunidade como está que estamos vivenciando deveriam acontecer em todos os espaços de nossa Igreja”.
Sobre a Jornada Mundial da Juventude e CF-2013
No período da tarde, entre os momentos mais aguardados do dia estiveram os testemunhos emocionantes de jovens do Movimento Focolares, Missão Belém, comunidade Shalom e comunidades paroquiais.
Em seguida, o assessor do Setor Juventude do Regional, padre André Cunha de Figueiredo Torres falou sobre o texto-base da Campanha da Fraternidade 2013, que tem como tema "Fraternidade e Juventude", lema: "Eis-me aqui, envia-me!" (Is 6,8) e sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).
Para concluir, Pe. André, recordou a importância da cultura “midiática”, citando as palavras do papa Bento XVI, sobre a necessidade de estarmos nas redes sociais, para evangelizar o “continente digital”.
O dia encerrou com um momento Missionário Mariano. Nesta oração os participantes estiveram unidos às intenções do Papa em comunhão com o Sínodo dos Bispos e rezaram pela paz nos continentes e por toda preparação da JMJ.

Texto de Renato Papis com colaboração de Ir. M. Celeste Ghislandi, fsp. Foto: Rodrigo Mora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário